Descrição das etapas (formato Plataforma)
1. Título da proposta:
Democracia, desenvolvimento e direitos: desafios
do tempo presente
2. Palavras-chave (português e
inglês)
3. Resumo (português
e inglês) 2000
Resumo: A partir de uma rede nacional e transdisciplinar, envolvendo
pesquisadores da economia, da ciência política, da história, da sociologia, do
direito, da filosofia, das relações internacionais, da comunicação e do cinema,
este projeto procura integrar a atividade acadêmica e as experiências concretas
da sociedade civil e da administração do Estado em um corpus reflexivo e interativo, promotor de conhecimento mútuo,
amalgamando aspectos próprios à pesquisa e à extensão universitária, unindo de
forma articulada uma ampla gama de saberes produzidos em diversos campos, áreas
e subáreas de produção intelectual, em correlação com ações concretas na esfera
da sociedade e do Estado. Foram definidos três eixos de ações em torno de temas
axiais - democracia, desenvolvimento e direitos. O 1º eixo constituirá um Fórum
Permanente de discussão, reunindo pesquisadores acadêmicos, nacionais e
internacionais, e convidados. O 2º eixo abarcará a execução de oficinas
regionais de reflexão e ação continuada sobre capacidades democráticas e
desenvolvimento, com objetivo de cruzar linguagens, agenda e experiências, em
diálogo horizontal, capaz de inovar pontos de reflexão, atuação, gestão e
projetos de futuro. O 3º eixo executará ações relacionadas à produção e
disponibilização de um banco de registros documentais e audiovisuais,
produzidos em todas as etapas (seleção, roteiro de entrevista, execução,
edição) em um Acervo Digital sobre memórias da democracia, dos direitos e do
desenvolvimento, agrupando relatos de trajetórias de reconhecidas
personalidades da vida acadêmica, social e política do país. As ações de pesquisa e extensão buscarão
fomentar a troca de saberes, vivências e expertises, promovendo uma articulação crítica,
analítica e prescritiva, entre a academia,
a sociedade e o Estado,
exigindo olhares múltiplos e
integrados para o enfrentamento das complexidades teóricas e também empíricas,
intelectuais e práticas, envolvidas na construção da cidadania no Brasil.
Abstract:
Based on a national and transdisciplinary network involving researchers in
economics, political science, history, sociology, law, philosophy,
international relations, communication, and filmmaking, this project aims to
integrate academic activities and experiences from the civil society and state
administration in a reflexive and interactive corpus, in order to promote
mutual knowledge, bring together
aspects of academic research and higher education, uniting a wide range of
knowledge produced in different fields and sub-fields of intellectual
production in connection with concrete actions of civil society and the state.
Three axes of action have been identified around the central themes of
democracy, development and rights. The first axis will be a permanent
discussion forum bringing together national and international scholars and
guests. The second axis will include the implementation of regional workshops
to reflect and further take action on democratic capacities and development,
with the goal of crossing languages, programs, and experiences in a horizontal dialog to develop
new thinking, actions, management, of future projects. Under the third axis, actions will be carried
out to create and make available a database of documents and audiovisual
recordings (including selection, interview script, implementation, editing) in
a digital collection on memories of democracy, rights and development,
revealing the trajectories of recognized figures in the academic, social and
political life of the country. The research and extension
activities aim to promote the exchange of knowledge, experiences and
expertise and to support
a critical, analytical, and prescriptive articulation between academia,
society, and the state that requires multiple and integrated perspectives to
address theoretical and empirical complexities. The project addresses the
intellectuals and practices involved in the construction of citizenship in
Brazil.
4. Área predominante e áreas correlatas
5. Instituições: Cf. Anexo Único
6. Etapas (com descrição
de cada uma em português
e inglês + previsão de início e duração)
Cf. Anexo Único
7. Anexos
Cf. Anexo Único - contendo:
1. Relação da equipe, instituições e parcerias
1. Relação da equipe, instituições e parcerias
1.1. Coordenadores do projeto e coordenadores de polos regionais
1.2. membros da equipe
1.3. membros do Fórum permanentemente
1.4. Membros Fórum/Diálogo internacional
1.5. Instituição de Ensino Superior
1.6. Instituições parceiras
– sociedade civil
e gestão
1.7. Grupos de pesquisa
CNPq
2. relação da equipe por eixos
3. qualificação da equipe (somente
coordenadores gerais e das modalidades propostas)
8. Recursos (com valores estimados, detalhamento e justificativa) Cf. Anexo Orçamento
9. Capital (com valores estimados, detalhamento e justificativa) Cf. Anexo do Orçamento
11.
Motivação
e Problemática/Questão Central (qual problemática/questão central da
pesquisa, pesquisa ou hipót. que será investigada no projeto indicando diálogo
com a literatura específica) – 4000 caracteres
Este projeto nasce de duas preocupações: a primeira, de que
nas últimas décadas ocorreram modificações substanciais quanto ao papel da
democracia (e de suas instituições) como exigência
e base de uma sociedade organizada, capaz de neutralizar a radicalização de
conflitos e a corrosão da vida social;
a segunda, é que persiste na trajetória brasileira
problemas de fundo, como a geração de trabalho e renda, inclusão de amplas
bases sociais na dimensão do consumo de bens e serviços essenciais (saúde,
educação, segurança, proteção social), atividades produtivas não alinhadas aos
desafios da sustentabilidade (ambiental, transgeracional) e enfraquecimento das
capacidades defensoras da soberania nacional no conturbado cenário geopolítico
global. Democracia, desenvolvimento e direitos estão no núcleo duro da crise
atualmente vivida e a recuperação do sentido,
valor e funcionalidade destas dimensões
nos parecem fundamentais para repensar
criticamente o passado e o presente e promover alternativas
consistentes, duráveis e justas para o futuro de toda sociedade brasileira.
Duas outras suspeitas explicam a construção desta proposta.
De um lado, a hipótese de que parte da crise e da corrosão democrática e
degradação das possibilidades do desenvolvimento ocorre pela polissemia destes
conceitos e pela acirrada disputa epistemológica e política pela definição de
seus significados. Em campos aparentemente distintos – ciência política e
economia – democracia, direitos e desenvolvimento centralizam uma aguerrida
disputa de sentido, tanto no âmbito acadêmico quanto no social. Na última
década piorou o valor atribuído pela sociedade brasileira às instituições
democráticas, quer seja quanto ao sistema partidário-eleitoral, organização dos
poderes, cidadania, segurança e direitos, no ideal de tolerância e de respeito.
De outro lado, a radicalização da
lógica do mercado, em uma perspectiva privatista e rentista, promoveu o aumento
da pobreza, a diminuição do emprego (elemento central em uma sociedade
organizada pela lógica do trabalho) e da renda, a deterioração das condições e
qualidade de vida, ao mesmo tempo em que concentrou renda, implodiu capacidades
estatais investidoras e regulatórias, expandiu a degradação do meio ambiente,
reduziu recursos para educação, ciência e inovação, privatizou ou destruiu
cadeias produtivas estratégicas (em uma clara direção de desindustrialização).
Ao fim, a confusão conceitual entre
crescimento e desenvolvimento, permite que a lógica mercadológica absorva e
direcione toda a potência da atividade econômica, para fins da acumulação
privada (nacional ou internacional). Nossa questão central é a de enfrentar a
tarefa de clarificar e reposicionar os conceitos de democracia e desenvolvimento no esforço de repensar as alternativas à crise atual.
Para tal, reunimos uma ampla rede nacional de pesquisadores, de caráter
multidisciplinar e multigeracional, organizada pelo objetivo de reflexão
teórica, diálogo social horizontal e produção de repertórios livres. Estão
articulados nesta rede comunidade acadêmica, sociedade civil, movimentos
sociais e gestores públicos. No ângulo do desenvolvimento este projeto se
insere em uma tradição da economia política que agrega teses fundamentais como
as de Celso Furtado, Amartya Sen, Bresser Pereira, a literatura sobre
capacidades estatais, o aprendizado das técnicas macroeconômicas keynesiana. No
ângulo da democracia e dos direitos, se debruçará sobre as concepções
democráticas; os processos de desdemocratização e regressão da cidadania;
esfera pública e pós-verdade; representatividade/deliberação e
constitucionalistas dos processos políticos; justiça, liberdades e emancipação.
No ângulo do tripé democracia-direitos-desenvolvimento postulamos a questão
das capacidades estatais, da reflexão sobre
as funções esperadas do Estado em uma sociedade complexa e nacional, e
na imagem das “capacidades democráticas para o desenvolvimento”.
12. Objetivo (apresentar os objetivos deste projeto) – 1000 caracteres
Constituição de uma arena de reflexão crítica com objetivo
de analisar as mutações no significado e nas capacidades sociopolíticas e
epistêmicas da crise atual sobre o que denominamos temas axiais (Democracia, Direitos e desenvolvimento).
Essa arena, reflexiva, crítica e transdisciplinar (com
pesquisadores da economia, ciência política, direito, sociologia, história, relações
internacionais, et al) pretende contribuir e avançar o estoque de conhecimento sobre esse debate:
1. de forma
vertical e integrada no cruzamento obrigatório dos temas axiais;
2. de forma contínua no Fórum permanente de discussão, que permanecerá ativo após finalização da execução deste projeto;
3. em diálogo
com atores e instituições representativas da sociedade civil a
partir das Oficinas
Regionais de reflexão e
atuação continuada, articulando comunidade acadêmica com experiências
sociais práticas;
4. na
geração de um repertório (acesso público) sobre a memória e trajetórias no
contexto intelectual e experiência pública, no eixo axial, no Brasil
consolidada nas entrevistas e documentos do Acervo Digital.
13.
Relevância
(relevância do projeto para expandir a fronteira do
conhecimento científico e tecnológico ou caráter inovador) – 3000 caracteres
Este projeto se debruça sobre as dimensões política e
econômica do social, naquilo em que se dividem, se articulam e se fundem na
construção do exercício de direitos, liberdades, desenvolvimento, poderes,
violações, desigualdades e configurações sociohistóricas. Pretende-se refletir
crítica e profunda sobre esse entrelaçamento, uma vez que esta articulação
tensa (i) é estruturadora de desigualdades, coercitiva (sobre pessoas, grupos,
sociedades) e constituidoras de assimetrias de poder; (ii) conforma um loci de conflitos e competições que
reconfiguram relações de poder e
desigualdades, aprofundando ou retraindo direitos, liberdades, qualidade de
vida, justiça distributiva, bem-estar social e democracia (fundamentais para a
existência de autodeterminação individual e coletiva e para a promoção de
justiça social).
Essa problemática é enfrentada em dois movimentos combinados:
a) teórico (empírico, analítico e
normativo) – tomando política e economia como movimento permanente de tensão,
gerador de dois espectros: o político - da democracia à autocracia; o econômico
- do laissez-faire às economias reguladas e o projeto de desenvolvimento. Liberdade
e igualdade, nos dois espectros, são sempre institucionalmente construídas e
delimitadas: de um lado, pela engenharia política (ação do
Executivo/Legislativo/Judiciário, aparato estatal, regras jurídicas, competição
eleitoral), e de outro, internalização das demandas econômicas (produção,
trabalho, renda, consumo) na institucionalidade econômica na forma jurídica e
estatal. Essa constante disputa e a exigência de institucionalidades que
trafegam entre economia e política constituem as perguntas centrais deste
projeto: (i) qual o dever ser democrático e qual o dever ser do
desenvolvimento?; (ii) como liberdades, igualdades, desenvolvimento, em suas
formulações mais defensáveis, são capturados, construídos e erodidos pelas
configurações desses dois espectros?; (iii) como o entendimento teórico e
científico desses espectros pode iluminar a política democrática e a política
econômica, em particular, naquilo que ambas podem contribuir para a construção
de leis, políticas públicas e institucionalidades políticas, jurídicas e
econômicas que construam democracia, desenvolvimento econômico, social e
sustentável, qualidade de vida e direitos?
a) prático – pelo reconhecimento do potencial de compreensão e transformação permitida pelo diálogo horizontal e dialógico entre o estoque de
conhecimento e métodos do ambiente acadêmico (pesquisadores universitários) e o
estoque de conhecimento, demandas e estratégias que emergem do confronto real
entre problemas econômicos e institucionalidades e cultura política (organizações
e agentes sociais e gestores). A aposta feita
neste projeto é que somente
juntando estas duas agendas e linguagens (o social e o
acadêmico) será possível compreender o panorama de dilemas e de estratégias
para a mudança na dinâmica sociopolítica e econômica do momento atual no país.
14.
Potencial
de Inovação (se os resultados serão imediatamente usados para
resolver problemas práticos ou se contribuirão para o desenvolvimento técnico
ou do arcabouço teórico da área ou subáreas) – 3000
1. contribuições
ao estoque de conhecimento acadêmico através de Textos de Discussão, artigos,
livros e comunicações em congresso.
2. contribuições
ao estoque de conhecimento acadêmico através da realização de oficinas de
discussão, Encontro Nacional e posterior circulação ampliada de concepções e
achados de pesquisa/reflexão na rede acadêmica a partir da apresentação de
trabalhos, mesas e grupos de trabalho (painel, GT ou AT) nos congressos das subáreas envolvidas;
3. estreitamento
entre produção acadêmica e agir prático orientada para resolução de dilemas
sociopolíticos e econômicos globais ao tomar como constitutivo deste projeto a
consciência da “crise do nosso tempo”, como cenário em que a dimensão econômica
e suas tensões constitutivas (crescimento versus
desenvolvimento; laissez faire versus
regulação) mesclam-se com regressão democrática, cultura autoritária e
riscos ao Estado de Direito;
4. ancoragem
em uma ideia-chave das “capacidades democráticas para o desenvolvimento”,
conectando intrinsecamente economia, política e a arquitetura dos direitos;
5. contribuição
ao processo de formação intelectual pela integração de pesquisadores em
formação (graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado) nas atividades de
discussão (Fórum) ou ação integrada
com sociedade (Oficinas regionais);
6. contribuição
metodológica ao campo intelectual pela adoção da estratégia de produção de
“conhecimento científico conectado” à partir do diálogo horizontal com a
sociedade (como forma de ampliação do
horizonte de temas, problemas e lógicas envolvidas no tripé
democracia-direitos- desenvolvimento);
7. aproximação
entre dimensões da pesquisa, extensão e formação no processo de fermentação
intelectual e produção de novas concepções e teses;
8. transbordamento
das capacidades científicas para o entorno da vida prática com a realização das
Oficinas regionais, promovendo uma atualização da pauta de demandas e questões
centrais definidas como centrais por parte dos grupos sociais organizados e
atores do campo da gestão pública (i) e a produção de alternativas – teóricas,
práticas, estratégias e instrumentos (ii);
9. contribuição
à memoria das Ciências Humanas com entrevista e depoimentos de intelectuais
e/ou personalidades públicas relevantes para o campo de acadêmico (i) ou
político e social (ii) na triangulação dos eixos axiais (democracia-direito-desenvolvimento).
Este material ficará disponível publicamente, repertório aberto, nos sites do
CEDEC e CICEF.
15.
Caráter
Multi ou Interdisciplinar (interação do projeto com outras
áreas ou subáreas do conhecimento e seu caráter multi ou interdisciplinar para
a expansão da fronteira do conhecimento) – 3000
A equipe executora do projeto se debruçará, teórica e
empiricamente, em torno das dimensões econômica e política em variadas chaves
de compreensão do fenômeno social, destacando suas contradições intrínsecas na
conformação de processos democráticos, de desenvolvimento econômico, humano e
ambiental, em face de movimentos de expansão e retração de direitos e qualidade
de vida.
Considerando que a vida social pode ser entendida por meio
de diversas dimensões analíticas relacionadas às relações materiais e
simbólicas, o projeto procura integrar a atividade acadêmica e as experiências
concretas da sociedade civil e da administração do Estado em um corpus
reflexivo que produza interação e produção de conhecimento mútuo, amalgamando
aspectos próprios à pesquisa e à extensão universitária, envolvendo de forma
articulada uma ampla gama de saberes produzidos em diversos campos,
áreas e subáreas de produção
intelectual em correlação
com ações
concretas na esfera da sociedade
e do
Estado.
O perfil da equipe vinculada à rede nacional proponente do
projeto ilustra a variedade de formas de se pensar os desafios contemporâneos
relacionados aos temas axiais da democracia, do desenvolvimento e do direito,
agrupando pesquisadores de todas as regiões do país em um esforço de produção
de ações e reflexões que possam alargar os limites disciplinares das investigações sobre questões fundamentais para o
diagnóstico do presente e a formulação de alternativas de mudança,
especialmente em face das exigências contemporâneas de construção de uma
plataforma democrática em um contexto de crise social, política, econômica,
cultural e institucional.
A construção de fóruns de reflexão e sua articulação com
ações extensionistas, em colaboração horizontal com instituições da sociedade
civil e agentes da administração do Estado, envolverá uma perspectiva
transdisciplinar, com a participação de pesquisadores da economia, da ciência
política, da história, da sociologia, do direito, da filosofia, das relações
internacionais, da comunicação e do cinema. O esforço transdisciplinar visa a
execução de ações de pesquisa e extensão que promovam uma articulação crítica,
analítica e prescritiva, envolvendo o diálogo plural em torno dos temas axiais,
que permitem e mesmo exigem olhares múltiplos e integrados para que se possam
apreender suas complexidades teóricas e também empíricas, intelectuais e
práticas, fomentando assim a troca de saberes, vivências e expertises.
Os fóruns e ações práticas previstas buscam a promoção de
uma integração dinâmica entre participantes e parceiros, agentes e
instituições, tendo como objetivo não apenas a troca, mas também a produção de
saberes não circunscritos às fronteiras disciplinares do conhecimento ou aos
ambientes acadêmicos, procurando apresentar diagnósticos e sugestões que se
ancorem em um arco amplo de compreensão dos desafios presentes relacionados às
demandas sociais democráticas e cidadãs.
16.
Metodologia
(descrever a metodologia a ser empregada na execução do
projeto para o alcance dos resultados, produtos e impactos esperados no prazo e
orçamento previstos) – 3000 caracteres.
1. estabelecer
como diretriz para o desafio de pensar as tensões existentes no tripé
democracia-direitos-desenvolvimento (i) no contexto atual (ii) o seu
entrelaçamento, sua análise em
perspectiva interdisciplinar e transdisciplinar, observando os horizontes analíticos
e arranjos normativos.
2. estabelecer
a conexão entre reflexão acadêmica e experiências, agendas e expertise
produzida na prática social de ambientes locais (cidades escolhidas para
configurar os polos regionais) por atores da sociedade civil, movimentos
sociais, sindicatos, segmentos da ação pública estatal (em especial gestão).
Esta conexão/diálogo parte do pressuposto da igualdade dos sujeitos e da
simultânea distinção e interpenetração necessária entre as abordagens práticas
e a análise conceitual para compreensão do atual cenário da vida pública
nacional.
3. tomar
como princípios basilares e fundantes das ações a conexão entre atores, entre
todos os níveis, articulando uma rede polimorfa e capaz de produção de ganhos
coletivos de aprendizagem, na formação de estoque de conhecimento de natureza
variada.
4. assumir o padrão necessário de responsabilidade social
dos produtores de conhecimento
5. fomentar
a crítica, a visão de futuro, os valores democráticos, de justiça social com
equilíbrio ambiental, desenvolvimento econômico e elevação geral da qualidade
dos padrões de vida, padrões político-institucionais e reguladores das
atividades produtivas, todos visando soberania e estabilidade político-social.
17.
Produtos e Resultados Esperados (resultados
efetivos esperados neste
projeto) – 2000
caracteres
1. constituição
de uma rede de pesquisa, transdisciplinar, integrada nacionalmente e com
diálogos internacionais, que reflita de maneira crítica e inter-relacionada
sobre: a) os dilemas democráticos do presente: teoria democrática;
desdemocratização/autoritarismo; cidadania, direitos e políticas de proteção/promoção/inclusão; Estado
Democrático de Direito; desigualdades/minorias; capacidades estatais;
participação/controle social; liberdades; pós-verdade/esfera pública; b)
desenvolvimento como projeto econômico e político: neoliberalismo; automatismos
de Mercado; individualismo; privatismo;
parcerias regionais; economia solidária;
economia da cultura; economia sustentável; direitos (trabalho, renda
consumo); financiamento e investimento públicos. Resultado esperados: avanço
nos estudos sobre os temas; criação de um loci
de interlocução permanente (constituído originalmente com recursos
deste edital); produção de textos de discussão, artigos, coletânea e livros;
realização de oficinas de trabalho; realização do I Seminário Nacional.
2. constituição
de uma rede universidade-sociedade (iniciada durante a elaboração deste
projeto) ancorada em parceiros locais
(polo PA, PB, RJ, MT, RS). Pretende-se estabelecer uma troca de experiências, conhecimento e
aprendizado entre atores com expertise intelectual (i) e atores, agendas,
trajetórias expertise advinda da experiência prática de diagnóstico,
planejamento e atuação na resolução de problemas concretos (ii). Resultado
esperados: troca de conhecimento; análise e geração de alternativas para
problemas pontuais; contribuição para compreensão das “capacidades democráticas
para o desenvolvimento”; oficinas; minicursos, vídeos, cartilhas e outras
produções textuais; atividades culturais como ethos e estratégia do desenvolvimento.
3. elaboração
de entrevistas com intelectuais e personalidades significativas do debate
democracia-direitos-desenvolvimento disponibilizados na plataforma aberta do
Acervo Digital CEDEC-UNICAMP.
18.
Impactos Esperados (descrever quais os impactos resultantes deste projeto) – 2000
caracteres
1. contribuição
ao debate nacional e internacional, no campo dos estudos acadêmicos e em
variadas subáreas (ciência política; economia; direito; sociologia; história;
comunicação; relações internacionais, gestão pública e humanidades em geral)
2. produção
de textos e cadernos de discussão com circulação entre os membros do Fórum permanente de discussão sobre Democracia,
Direitos e Desenvolvimento e aberto à participação de outros pesquisadores
(dos grupos de pesquisa CNPq dos membros da equipe, programas de pós- graduação
e convidados externos), e que expanda a produção reflexiva-crítica atingindo
espaços ampliados do universo acadêmico.
3. idem
para artigos submetidos à periódicos nacionais e internacionais, promoção de
Dossiês (Obs: CEDEC edita a Revista Lua Nova e o CICEF os Cadernos do
Desenvolvimento) e livros/coletâneas resultantes;
4. produção de policy papers,
divulgados nos sites dos parceiros envolvidos: CICEF,
CEDEC, UFPB, universidades parceiras (e sua rede de pós-graduação),
entidades civis e associações parceiras através de sites institucionais, canais
do YouTube, mail listing, news
letter, etc.
5. geração
de memoria intelectual e política, com divulgação pública, com as entrevistas
realizadas e editadas pelo Acervo Digital (diponibilizadas no site do CEDEC,
CICEF e possíveis parceiros);
6. apropriação pública
do debate pela circulação de textos, podcasts,
lives.
7. apropriação
pública (focalizada e posteriormente nacionalizada) da reflexão ocorrida nos
polos regionais;
8. produção de diagnósticos e prognósticos (ação polos regionais)
9. realização de cursos e oficinas (a depender
dos ajustes nos polos)
10. realização
de cursos, oficinas e atividades de teatro e cinema nos polos. Temos como
membro um cineasta (José Mariani, diretor de O longo amanhecer e Um Sonho
Intenso) e parceria com a Escola de teatro popular (ETP) do Centro do Teatro do
Oprimido (RJ).
19.
Plano
de Divulgação Científica (descrever as formas utilizadas
para divulgação do trabalho para o público não especializado) – 3000 caracteres
A divulgação científica possui desafios cruciais (1)
construir textos acessíveis e não peritos, que informem, aumentem conhecimento
social global e particular, provoquem reflexão, não contraditantes com os
significados e os valores/métodos fundamentais da produção científica (2)
estabelecer conexões comunicativas com um público
não perito, sensibilizando-o para a potência
do conhecimento científico e, simultaneamente, de sua condição singular
de dúvida permanete e autocrítica, exigência de rigor e busca de aprimoramento
constante, (3) ampliar o processo comunicativo, tornando a sociedade polo ativo
desse processo e não apenas receptor, multiplicando os sujeitos de fala e as
racionalidades funcionais em combinação e síntese dialógica. Considerando os
temas axiais deste projeto (democracia, desenvolvimento e direitos) e as
atividades-eixo (Fórum permanente de
discussão; Oficinas Regionais de
reflexão e atuação continuada; Acervo
Digital – memórias da democracia, dos direitos e do desenvolvimento no Brasil),
pretende-se:
1. circulação
interna de produtos intelectuais das atividades do Fórum (reuniões
mensais/videoconferência, de discussão/produção de textos de pesquisa e de
intervenção política) acumulados e aperfeiçoados para circulação pública na
forma de policy papers, comunicações, artigos, capítulos, livros e coletâneas.
2. construção
de produtos de reflexão e ação por meio dos diálogos e agenda de trabalho das
Oficinas regionais - rede que expande e integra saber acadêmico com o saber
partico-social-vivido da sociedade civil – e
que, partindo das discussões de problemas
locais em diálogo com concepções teóricas, científicas e mundo prático
permitirá uma vigorosa reelaboração conceitual, societal e política. Durante e
após o momento das oficinas, as equipes de cada polo (pesquisadores e
agentes/ativistas locais) formulará material de divulgação científica com
partes constitutivas de sua reflexão (agenda de temas e problemas, diagnóstico,
desafios, expectativas) e posteriormente os resultados gerados nas oficinas. Este material poderá (a critério e ajustado às decisões de cada polo)
resultar em vídeo-aulas, textos, podcast, lives, etc, sempre associando os
parâmetros da linguagem de divulgação científica (qualificada e inteligível
para público não perito), publicizadas em repertórios digitais dos canais e
redes sociais do CEDEC e do CICEF e serão armazenados no Acervo Digital.
3. por
meio de Acervo Digital, que disponibilizará entrevistas com pesquisadores de
ciência política, direito, economia e áreas afins que tenham publicado
pesquisas relevantes sobre as dinâmicas da política e da sociedade brasileira
na última década, bem como todos os documentos gerados pelo Fórum e pelas
Oficinas;
4. realização,
no 4º semestre de execução do projeto, de congresso nacional sobre os achados
teóricos e científicos do Fórum Permanente, em formato híbrido e com
transmissão nacional pelas redes sociais do CEDEC e do CICEF.
20.
Referências
(conjunto padronizado de elementos descritivos, retirados de
um documento, que permite sua identificação individual - NBR 6023:2002) – 4000
caracteres
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2013. WILLIAMS, M. (Ed.), The End of the Developmental State? New
York: Routledge. 2014.
21.
Capacitação
da Equipe (descrever as competências, habilidades e atitudes da
equipe para o desenvolvimento do projeto.
Citar produção bibliográfica, técnica e/ou artística/cultural (máximo de cinco
itens), que demonstrem a qualificação prévia no tema) – 2000 caracteres
Sobre o perfil da equipe, no âmbito acadêmico, destacamos:
a) transdisciplinaridade: presença de pesquisadores de áreas diversas
(economia, ciência política, história, sociologia, direito, filosofia, relações
internacionais, comunicação, cinema), com produção reconhecida em pesquisas que
contemplam, em maior ou menor grau, o diálogo estreito e interdependente entre
economia, democracia, instituições, cultura e sociedade; b) competência:
trata-se de equipe com caráter transgeracional, incluindo pesquisadores
reconhecidos como referência de área e produção acadêmica relevante (sêniores),
pesquisadores em etapa médio-superior de carreira, com experiência didática, extensionista, de gestão, com produção
intelectual relevante e trajetória de orientação robusta, pesquisadores jovens,
inseridos nas instituições universitárias nos últimos dez anos e a
incorporação, posterior, de pesquisadores jovens (em formação, da graduação e
pós- graduação) como bolsistas ou voluntários; c) a atitude já foi definida no
processo de construção deste projeto: reflexiva, crítica e orientada
pela responsabilidade social do conhecimento e
dialógica.
Sobre o perfil das parcerias com a sociedade, foram
privilegiadas associações e entidades representativas das experiências práticas
do tripé Democracia-direitos-desenvolvimento, em especial, aquelas que em
diálogo anterior definiram os municípios de realização das Oficinas.
Sobre a demonstração de qualificação no tema: 49
pesquisadores nacionais, 22 IES e 16 parcerias
da sociedade civil. Obs: por
falta de espaço, o perfil dos coordenadores encontra-se no Anexo (sendo que os
demais membros está apenas nomeados e o link do lattes pode ser localizados na plataforma).
22. Infraestrutura Institucional para Execução do Projeto
23.
Colaborações
e Parcerias Nacionais (descrever as parcerias e principais atuações da equipe no âmbito nacional, destaque aquelas
estabelecidas especificamente para a execução deste projeto) – 2000 caracteres
Este projeto
está organizado no formato
de rede, articulada em uma
constelação de focos de atuação
- rede
acadêmica de reflexão, diálogo horizontal e dialógico com experiências e
conhecimento social e de gestão pública, produção de memória histórica
(intelectual e prática) – sempre orientados
pelos desafios de compreender e atuar (intelectualmente e praticamente) no
tempo presente. Trata-se de conectar âmbitos,
linguagens e conhecimentos diferentes no mesmo esforço
de produção de um conhecimento e uma inteligência coletiva capazes de gerar
alternativas de mudanças sociais, econômicas, políticas e culturais.
Consoante à essa modelagem do projeto associamos, de forma
colaborativa, as seguintes redes/parcerias nacionais:
- rede
de pesquisadores de várias instituições, em variados momentos de carreira,
inseridos em vários contextos nacionais (cinco regiões representadas) e
pertencem à subáreas distintas (economia,
ciência política, direito, sociologia, história, filosofia, comunicação, entre
outros). Essa rede articula 49 pesquisadores signatários da proposta e tem como
expectativa aglutinar ainda outros na
execução das várias etapas do projeto (Oficinas e Fórum Permanente de
Discussão).
-
associação de 17 grupos de Pesquisa do CNPq
- rede de instituições acadêmicas, representativas de todas
as regiões do país
- rede de associações sociais e
de vertente pública,
representativas de todas as regiões
do país;
- associação com Acervo Digital
CEDEC-Unicamp;
- parceira
envolvendo o Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o
Desenvolvimento (CICEF) e o Centro de Estudos de Cultura Contemporânea (CEDEC),
reconhecidas instituições no debate dos temas axiais da proposta.
24.
Colaborações
e Parcerias Internacionais (descrever as parcerias e
principais atuações da equipe no âmbito internacional, com destaque aquelas
estabelecidas especif. para a execução deste projeto) – 2000
A reflexão e a ação no âmbito dos desafios da articulação
Democracia-Direitos-Desenvolvimento está orientada, no espaço nacional, para
uma interlocução permanente entre os temas, entre expertise acadêmica (em busca de renovação) e expertise e
desafios sociais práticos. Nessa configuração
as redes e parcerias internacionais presentes nesta proposta
estão incorporadas no
âmbito reflexivo constituído pelo Fórum permanente de discussão sobre Democracia, Direitos e
Desenvolvimento, de três maneiras: a) pela participação nos debates
preliminares, realizados ao longo dos 3 primeiros semestres de execução do
projeto, nas oficinas virtuais de trabalho reflexivo; o objetivo desta parceria
é introduzir no debate a contribuição das agendas, repertórios e experiências
de outros países (em especial latino-americanos) sobre os temas axiais; b) na
participação em painel temático sobre o estado da arte da reflexão
internacional (Sul Global) no I Seminário
Democracia, Direitos e Desenvolvimento:
balanço, obstáculos e expectativas a partir do Brasil; c; c) na
transformação de reflexões individuais em trabalhos de discussão (nos Cadernos
do CEDEC ou nos Textos para Discussão do CICEF), em artigos (individuais ou com
outros membros da equipe) e artigo (para a coletânea final do evento). São
parceiros já convidados e com aceite (embora não cadastrados na equipe pela
exigência do Lattes – que é uma plataforma específica da comunidade acadêmica
brasileira):
- Eduardo Devés Valdez - Universidad de Santiago de Chile;
-
Horacio García Bossio - Pontifical Catholic University of Argentina – UCA;
- André Kozel – UNSAM-CONICET, Argentina;
- Vicente Gastón Mutti
- Universidad Nacional
de Rosario, Argentina;
- Manuel Gonzalo
- Universidade Nacional
de Quilmes – Argentina
- Riccardo Pariboni - Università Degli Studi di Siena.
- Alexis Cortés
- Universidad Alberto
Hurtado do Chile
- Ana Rivoir –
UDELAR
- Mario Eduardo Galindo Soza. Economista y Politologo.
Doctorado en Ciencias Economicas y Administrativas Univalke/Carlos III/Nacional
La Plata; Doxtorado en Ciencia Pilituca y RRII UMSA; maestro em Ciencias
Sociales New School for Social Research New York