Projeto 3D

 

Descrição das etapas (formato Plataforma)

 

1.  Título da proposta: Democracia, desenvolvimento e direitos: desafios do tempo presente

 

2.  Palavras-chave (português e inglês)

 

3.  Resumo (português e inglês) 2000

Resumo: A partir de uma rede nacional e transdisciplinar, envolvendo pesquisadores da economia, da ciência política, da história, da sociologia, do direito, da filosofia, das relações internacionais, da comunicação e do cinema, este projeto procura integrar a atividade acadêmica e as experiências concretas da sociedade civil e da administração do Estado em um corpus reflexivo e interativo, promotor de conhecimento mútuo, amalgamando aspectos próprios à pesquisa e à extensão universitária, unindo de forma articulada uma ampla gama de saberes produzidos em diversos campos, áreas e subáreas de produção intelectual, em correlação com ações concretas na esfera da sociedade e do Estado. Foram definidos três eixos de ações em torno de temas axiais - democracia, desenvolvimento e direitos. O 1º eixo constituirá um Fórum Permanente de discussão, reunindo pesquisadores acadêmicos, nacionais e internacionais, e convidados. O 2º eixo abarcará a execução de oficinas regionais de reflexão e ação continuada sobre capacidades democráticas e desenvolvimento, com objetivo de cruzar linguagens, agenda e experiências, em diálogo horizontal, capaz de inovar pontos de reflexão, atuação, gestão e projetos de futuro. O 3º eixo executará ações relacionadas à produção e disponibilização de um banco de registros documentais e audiovisuais, produzidos em todas as etapas (seleção, roteiro de entrevista, execução, edição) em um Acervo Digital sobre memórias da democracia, dos direitos e do desenvolvimento, agrupando relatos de trajetórias de reconhecidas personalidades da vida acadêmica, social e política do país. As ações de pesquisa e extensão buscarão fomentar a troca de saberes, vivências e expertises, promovendo uma articulação crítica, analítica e prescritiva, entre a academia, a sociedade e o Estado, exigindo olhares múltiplos e integrados para o enfrentamento das complexidades teóricas e também empíricas, intelectuais e práticas, envolvidas na construção da cidadania no Brasil.

 

Abstract: Based on a national and transdisciplinary network involving researchers in economics, political science, history, sociology, law, philosophy, international relations, communication, and filmmaking, this project aims to integrate academic activities and experiences from the civil society and state administration in a reflexive and interactive corpus, in order to promote mutual knowledge, bring together aspects of academic research and higher education, uniting a wide range of knowledge produced in different fields and sub-fields of intellectual production in connection with concrete actions of civil society and the state. Three axes of action have been identified around the central themes of democracy, development and rights. The first axis will be a permanent discussion forum bringing together national and international scholars and guests. The second axis will include the implementation of regional workshops to reflect and further take action on democratic capacities and development, with the goal of crossing languages, programs, and experiences in a horizontal dialog to develop new thinking, actions, management, of future projects. Under the third axis, actions will be carried out to create and make available a database of documents and audiovisual recordings (including selection, interview script, implementation, editing) in a digital collection on memories of democracy, rights and development, revealing the trajectories of recognized figures in the academic, social and political life of the country. The research and extension activities aim to promote the exchange of knowledge, experiences and


expertise and to support a critical, analytical, and prescriptive articulation between academia, society, and the state that requires multiple and integrated perspectives to address theoretical and empirical complexities. The project addresses the intellectuals and practices involved in the construction of citizenship in Brazil.

 

4.  Área predominante e áreas correlatas

 

5.  Instituições: Cf. Anexo Único

 

6.  Etapas (com descrição de cada uma em português e inglês + previsão de início e duração) Cf. Anexo Único

 

7.  Anexos

Cf. Anexo Único - contendo:

1.  Relação da equipe, instituições e parcerias

1.  Relação da equipe, instituições e parcerias

1.1.  Coordenadores do projeto e coordenadores de polos regionais

1.2.  membros da equipe

1.3.  membros do Fórum permanentemente

1.4.  Membros Fórum/Diálogo internacional

1.5.  Instituição de Ensino Superior

1.6.  Instituições parceiras sociedade civil e gestão

1.7.  Grupos de pesquisa CNPq

2.  relação da equipe por eixos

3.  qualificação da equipe (somente coordenadores gerais e das modalidades propostas)

 

8.  Recursos (com valores estimados, detalhamento e justificativa) Cf. Anexo Orçamento

 

9.  Capital (com valores estimados, detalhamento e justificativa) Cf. Anexo do Orçamento

 

11.         Motivação e Problemática/Questão Central (qual problemática/questão central da pesquisa, pesquisa ou hipót. que será investigada no projeto indicando diálogo com a literatura específica) – 4000 caracteres

 

Este projeto nasce de duas preocupações: a primeira, de que nas últimas décadas ocorreram modificações substanciais quanto ao papel da democracia (e de suas instituições) como exigência e base de uma sociedade organizada, capaz de neutralizar a radicalização de conflitos e a corrosão da vida social; a segunda, é que persiste na trajetória brasileira problemas de fundo, como a geração de trabalho e renda, inclusão de amplas bases sociais na dimensão do consumo de bens e serviços essenciais (saúde, educação, segurança, proteção social), atividades produtivas não alinhadas aos desafios da sustentabilidade (ambiental, transgeracional) e enfraquecimento das capacidades defensoras da soberania nacional no conturbado cenário geopolítico global. Democracia, desenvolvimento e direitos estão no núcleo duro da crise atualmente vivida e a recuperação do sentido, valor e funcionalidade destas dimensões nos parecem fundamentais para repensar


criticamente o passado e o presente e promover alternativas consistentes, duráveis e justas para o futuro de toda sociedade brasileira.

Duas outras suspeitas explicam a construção desta proposta. De um lado, a hipótese de que parte da crise e da corrosão democrática e degradação das possibilidades do desenvolvimento ocorre pela polissemia destes conceitos e pela acirrada disputa epistemológica e política pela definição de seus significados. Em campos aparentemente distintos – ciência política e economia – democracia, direitos e desenvolvimento centralizam uma aguerrida disputa de sentido, tanto no âmbito acadêmico quanto no social. Na última década piorou o valor atribuído pela sociedade brasileira às instituições democráticas, quer seja quanto ao sistema partidário-eleitoral, organização dos poderes, cidadania, segurança e direitos, no ideal de tolerância e de respeito. De outro lado, a radicalização da lógica do mercado, em uma perspectiva privatista e rentista, promoveu o aumento da pobreza, a diminuição do emprego (elemento central em uma sociedade organizada pela lógica do trabalho) e da renda, a deterioração das condições e qualidade de vida, ao mesmo tempo em que concentrou renda, implodiu capacidades estatais investidoras e regulatórias, expandiu a degradação do meio ambiente, reduziu recursos para educação, ciência e inovação, privatizou ou destruiu cadeias produtivas estratégicas (em uma clara direção de desindustrialização). Ao fim, a confusão conceitual entre crescimento e desenvolvimento, permite que a lógica mercadológica absorva e direcione toda a potência da atividade econômica, para fins da acumulação privada (nacional ou internacional). Nossa questão central é a de enfrentar a tarefa de clarificar e reposicionar os conceitos de democracia e desenvolvimento no esforço de repensar as alternativas à crise atual. Para tal, reunimos uma ampla rede nacional de pesquisadores, de caráter multidisciplinar e multigeracional, organizada pelo objetivo de reflexão teórica, diálogo social horizontal e produção de repertórios livres. Estão articulados nesta rede comunidade acadêmica, sociedade civil, movimentos sociais e gestores públicos. No ângulo do desenvolvimento este projeto se insere em uma tradição da economia política que agrega teses fundamentais como as de Celso Furtado, Amartya Sen, Bresser Pereira, a literatura sobre capacidades estatais, o aprendizado das técnicas macroeconômicas keynesiana. No ângulo da democracia e dos direitos, se debruçará sobre as concepções democráticas; os processos de desdemocratização e regressão da cidadania; esfera pública e pós-verdade; representatividade/deliberação e constitucionalistas dos processos políticos; justiça, liberdades e emancipação. No ângulo do tripé democracia-direitos-desenvolvimento postulamos a questão das capacidades estatais, da reflexão sobre as funções esperadas do Estado em uma sociedade complexa e nacional, e na imagem das “capacidades democráticas para o desenvolvimento”.

 

12.       Objetivo (apresentar os objetivos deste projeto) 1000 caracteres

 

Constituição de uma arena de reflexão crítica com objetivo de analisar as mutações no significado e nas capacidades sociopolíticas e epistêmicas da crise atual sobre o que denominamos temas axiais (Democracia, Direitos e desenvolvimento).

Essa arena, reflexiva, crítica e transdisciplinar (com pesquisadores da economia, ciência política, direito, sociologia, história, relações internacionais, et al) pretende contribuir e avançar o estoque de conhecimento sobre esse debate:

1.  de forma vertical e integrada no cruzamento obrigatório dos temas axiais;

2.    de forma contínua no Fórum permanente de discussão, que permanecerá ativo após finalização da execução deste projeto;

3.  em diálogo com atores e instituições representativas da sociedade civil a partir das Oficinas


Regionais de reflexão e atuação continuada, articulando comunidade acadêmica com experiências sociais práticas;

4.   na geração de um repertório (acesso público) sobre a memória e trajetórias no contexto intelectual e experiência pública, no eixo axial, no Brasil consolidada nas entrevistas e documentos do Acervo Digital.

 

13.           Relevância (relevância do projeto para expandir a fronteira do conhecimento científico e tecnológico ou caráter inovador) – 3000 caracteres

 

Este projeto se debruça sobre as dimensões política e econômica do social, naquilo em que se dividem, se articulam e se fundem na construção do exercício de direitos, liberdades, desenvolvimento, poderes, violações, desigualdades e configurações sociohistóricas. Pretende-se refletir crítica e profunda sobre esse entrelaçamento, uma vez que esta articulação tensa (i) é estruturadora de desigualdades, coercitiva (sobre pessoas, grupos, sociedades) e constituidoras de assimetrias de poder; (ii) conforma um loci de conflitos e competições que reconfiguram relações de poder e desigualdades, aprofundando ou retraindo direitos, liberdades, qualidade de vida, justiça distributiva, bem-estar social e democracia (fundamentais para a existência de autodeterminação individual e coletiva e para a promoção de justiça social).

Essa problemática é enfrentada em dois movimentos combinados:

a) teórico (empírico, analítico e normativo) – tomando política e economia como movimento permanente de tensão, gerador de dois espectros: o político - da democracia à autocracia; o econômico - do laissez-faire às economias reguladas e o projeto de desenvolvimento. Liberdade e igualdade, nos dois espectros, são sempre institucionalmente construídas e delimitadas: de um lado, pela engenharia política (ação do Executivo/Legislativo/Judiciário, aparato estatal, regras jurídicas, competição eleitoral), e de outro, internalização das demandas econômicas (produção, trabalho, renda, consumo) na institucionalidade econômica na forma jurídica e estatal. Essa constante disputa e a exigência de institucionalidades que trafegam entre economia e política constituem as perguntas centrais deste projeto: (i) qual o dever ser democrático e qual o dever ser do desenvolvimento?; (ii) como liberdades, igualdades, desenvolvimento, em suas formulações mais defensáveis, são capturados, construídos e erodidos pelas configurações desses dois espectros?; (iii) como o entendimento teórico e científico desses espectros pode iluminar a política democrática e a política econômica, em particular, naquilo que ambas podem contribuir para a construção de leis, políticas públicas e institucionalidades políticas, jurídicas e econômicas que construam democracia, desenvolvimento econômico, social e sustentável, qualidade de vida e direitos?

a) prático pelo reconhecimento do potencial de compreensão e transformação permitida pelo diálogo horizontal e dialógico entre o estoque de conhecimento e métodos do ambiente acadêmico (pesquisadores universitários) e o estoque de conhecimento, demandas e estratégias que emergem do confronto real entre problemas econômicos e institucionalidades e cultura política (organizações e agentes sociais e gestores). A aposta feita neste projeto é que somente juntando estas duas agendas e linguagens (o social e o acadêmico) será possível compreender o panorama de dilemas e de estratégias para a mudança na dinâmica sociopolítica e econômica do momento atual no país.

 

14.        Potencial de Inovação (se os resultados serão imediatamente usados para resolver problemas práticos ou se contribuirão para o desenvolvimento técnico ou do arcabouço teórico da área ou subáreas) – 3000


1.    contribuições ao estoque de conhecimento acadêmico através de Textos de Discussão, artigos, livros e comunicações em congresso.

2.   contribuições ao estoque de conhecimento acadêmico através da realização de oficinas de discussão, Encontro Nacional e posterior circulação ampliada de concepções e achados de pesquisa/reflexão na rede acadêmica a partir da apresentação de trabalhos, mesas e grupos de trabalho (painel, GT ou AT) nos congressos das subáreas envolvidas;

3.  estreitamento entre produção acadêmica e agir prático orientada para resolução de dilemas sociopolíticos e econômicos globais ao tomar como constitutivo deste projeto a consciência da “crise do nosso tempo”, como cenário em que a dimensão econômica e suas tensões constitutivas (crescimento versus desenvolvimento; laissez faire versus regulação) mesclam-se com regressão democrática, cultura autoritária e riscos ao Estado de Direito;

4.   ancoragem em uma ideia-chave das “capacidades democráticas para o desenvolvimento”, conectando intrinsecamente economia, política e a arquitetura dos direitos;

5.    contribuição ao processo de formação intelectual pela integração de pesquisadores em formação (graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado) nas atividades de discussão (Fórum) ou ação integrada com sociedade (Oficinas regionais);

6.   contribuição metodológica ao campo intelectual pela adoção da estratégia de produção de “conhecimento científico conectado” à partir do diálogo horizontal com a sociedade (como forma de ampliação do horizonte de temas, problemas e lógicas envolvidas no tripé democracia-direitos- desenvolvimento);

7.      aproximação entre dimensões da pesquisa, extensão e formação no processo de fermentação intelectual e produção de novas concepções e teses;

8.     transbordamento das capacidades científicas para o entorno da vida prática com a realização das Oficinas regionais, promovendo uma atualização da pauta de demandas e questões centrais definidas como centrais por parte dos grupos sociais organizados e atores do campo da gestão pública (i) e a produção de alternativas – teóricas, práticas, estratégias e instrumentos (ii);

9.     contribuição à memoria das Ciências Humanas com entrevista e depoimentos de intelectuais e/ou personalidades públicas relevantes para o campo de acadêmico (i) ou político e social (ii) na triangulação dos eixos axiais (democracia-direito-desenvolvimento). Este material ficará disponível publicamente, repertório aberto, nos sites do CEDEC e CICEF.

 

15.          Caráter Multi ou Interdisciplinar (interação do projeto com outras áreas ou subáreas do conhecimento e seu caráter multi ou interdisciplinar para a expansão da fronteira do conhecimento) – 3000

 

A equipe executora do projeto se debruçará, teórica e empiricamente, em torno das dimensões econômica e política em variadas chaves de compreensão do fenômeno social, destacando suas contradições intrínsecas na conformação de processos democráticos, de desenvolvimento econômico, humano e ambiental, em face de movimentos de expansão e retração de direitos e qualidade de vida.

Considerando que a vida social pode ser entendida por meio de diversas dimensões analíticas relacionadas às relações materiais e simbólicas, o projeto procura integrar a atividade acadêmica e as experiências concretas da sociedade civil e da administração do Estado em um corpus reflexivo que produza interação e produção de conhecimento mútuo, amalgamando aspectos próprios à pesquisa e à extensão universitária, envolvendo de forma articulada uma ampla gama de saberes produzidos em diversos campos, áreas e subáreas de produção intelectual em correlação com ações


concretas na esfera da sociedade e do Estado.

O perfil da equipe vinculada à rede nacional proponente do projeto ilustra a variedade de formas de se pensar os desafios contemporâneos relacionados aos temas axiais da democracia, do desenvolvimento e do direito, agrupando pesquisadores de todas as regiões do país em um esforço de produção de ações e reflexões que possam alargar os limites disciplinares das investigações sobre questões fundamentais para o diagnóstico do presente e a formulação de alternativas de mudança, especialmente em face das exigências contemporâneas de construção de uma plataforma democrática em um contexto de crise social, política, econômica, cultural e institucional.

A construção de fóruns de reflexão e sua articulação com ações extensionistas, em colaboração horizontal com instituições da sociedade civil e agentes da administração do Estado, envolverá uma perspectiva transdisciplinar, com a participação de pesquisadores da economia, da ciência política, da história, da sociologia, do direito, da filosofia, das relações internacionais, da comunicação e do cinema. O esforço transdisciplinar visa a execução de ações de pesquisa e extensão que promovam uma articulação crítica, analítica e prescritiva, envolvendo o diálogo plural em torno dos temas axiais, que permitem e mesmo exigem olhares múltiplos e integrados para que se possam apreender suas complexidades teóricas e também empíricas, intelectuais e práticas, fomentando assim a troca de saberes, vivências e expertises.

Os fóruns e ações práticas previstas buscam a promoção de uma integração dinâmica entre participantes e parceiros, agentes e instituições, tendo como objetivo não apenas a troca, mas também a produção de saberes não circunscritos às fronteiras disciplinares do conhecimento ou aos ambientes acadêmicos, procurando apresentar diagnósticos e sugestões que se ancorem em um arco amplo de compreensão dos desafios presentes relacionados às demandas sociais democráticas e cidadãs.

 

16.        Metodologia (descrever a metodologia a ser empregada na execução do projeto para o alcance dos resultados, produtos e impactos esperados no prazo e orçamento previstos) – 3000 caracteres.

1.     estabelecer como diretriz para o desafio de pensar as tensões existentes no tripé democracia-direitos-desenvolvimento (i) no contexto atual (ii) o seu entrelaçamento, sua análise em perspectiva interdisciplinar e transdisciplinar, observando os horizontes analíticos e arranjos normativos.

2.     estabelecer a conexão entre reflexão acadêmica e experiências, agendas e expertise produzida na prática social de ambientes locais (cidades escolhidas para configurar os polos regionais) por atores da sociedade civil, movimentos sociais, sindicatos, segmentos da ação pública estatal (em especial gestão). Esta conexão/diálogo parte do pressuposto da igualdade dos sujeitos e da simultânea distinção e interpenetração necessária entre as abordagens práticas e a análise conceitual para compreensão do atual cenário da vida pública nacional.

3.   tomar como princípios basilares e fundantes das ações a conexão entre atores, entre todos os níveis, articulando uma rede polimorfa e capaz de produção de ganhos coletivos de aprendizagem, na formação de estoque de conhecimento de natureza variada.

4.  assumir o padrão necessário de responsabilidade social dos produtores de conhecimento

5.    fomentar a crítica, a visão de futuro, os valores democráticos, de justiça social com equilíbrio ambiental, desenvolvimento econômico e elevação geral da qualidade dos padrões de vida, padrões político-institucionais e reguladores das atividades produtivas, todos visando soberania e estabilidade político-social.

 

17.            Produtos e Resultados Esperados (resultados efetivos esperados neste projeto) 2000


caracteres

1.    constituição de uma rede de pesquisa, transdisciplinar, integrada nacionalmente e com diálogos internacionais, que reflita de maneira crítica e inter-relacionada sobre: a) os dilemas democráticos do presente: teoria democrática; desdemocratização/autoritarismo; cidadania, direitos e políticas de proteção/promoção/inclusão; Estado Democrático de Direito; desigualdades/minorias; capacidades estatais; participação/controle social; liberdades; pós-verdade/esfera pública; b) desenvolvimento como projeto econômico e político: neoliberalismo; automatismos de Mercado; individualismo; privatismo; parcerias regionais; economia solidária; economia da cultura; economia sustentável; direitos (trabalho, renda consumo); financiamento e investimento públicos. Resultado esperados: avanço nos estudos sobre os temas; criação de um loci de interlocução permanente (constituído originalmente com recursos deste edital); produção de textos de discussão, artigos, coletânea e livros; realização de oficinas de trabalho; realização do I Seminário Nacional.

2.    constituição de uma rede universidade-sociedade (iniciada durante a elaboração deste projeto) ancorada em parceiros locais (polo PA, PB, RJ, MT, RS). Pretende-se estabelecer uma troca de experiências, conhecimento e aprendizado entre atores com expertise intelectual (i) e atores, agendas, trajetórias expertise advinda da experiência prática de diagnóstico, planejamento e atuação na resolução de problemas concretos (ii). Resultado esperados: troca de conhecimento; análise e geração de alternativas para problemas pontuais; contribuição para compreensão das “capacidades democráticas para o desenvolvimento”; oficinas; minicursos, vídeos, cartilhas e outras produções textuais; atividades culturais como ethos e estratégia do desenvolvimento.

3.     elaboração de entrevistas com intelectuais e personalidades significativas do debate democracia-direitos-desenvolvimento disponibilizados na plataforma aberta do Acervo Digital CEDEC-UNICAMP.

 

18.       Impactos Esperados (descrever quais os impactos resultantes deste projeto) 2000 caracteres

 

1.   contribuição ao debate nacional e internacional, no campo dos estudos acadêmicos e em variadas subáreas (ciência política; economia; direito; sociologia; história; comunicação; relações internacionais, gestão pública e humanidades em geral)

2.   produção de textos e cadernos de discussão com circulação entre os membros do Fórum permanente de discussão sobre Democracia, Direitos e Desenvolvimento e aberto à participação de outros pesquisadores (dos grupos de pesquisa CNPq dos membros da equipe, programas de pós- graduação e convidados externos), e que expanda a produção reflexiva-crítica atingindo espaços ampliados do universo acadêmico.

3.  idem para artigos submetidos à periódicos nacionais e internacionais, promoção de Dossiês (Obs: CEDEC edita a Revista Lua Nova e o CICEF os Cadernos do Desenvolvimento) e livros/coletâneas resultantes;

4.  produção de policy papers, divulgados nos sites dos parceiros envolvidos: CICEF, CEDEC, UFPB, universidades parceiras (e sua rede de pós-graduação), entidades civis e associações parceiras através de sites institucionais, canais do YouTube, mail listing, news letter, etc.

5.    geração de memoria intelectual e política, com divulgação pública, com as entrevistas realizadas e editadas pelo Acervo Digital (diponibilizadas no site do CEDEC, CICEF e possíveis parceiros);

6.  apropriação pública do debate pela circulação de textos, podcasts, lives.

7.   apropriação pública (focalizada e posteriormente nacionalizada) da reflexão ocorrida nos polos regionais;


8.  produção de diagnósticos e prognósticos (ação polos regionais)

9.  realização de cursos e oficinas (a depender dos ajustes nos polos)

10.   realização de cursos, oficinas e atividades de teatro e cinema nos polos. Temos como membro um cineasta (José Mariani, diretor de O longo amanhecer e Um Sonho Intenso) e parceria com a Escola de teatro popular (ETP) do Centro do Teatro do Oprimido (RJ).

 

19.         Plano de Divulgação Científica (descrever as formas utilizadas para divulgação do trabalho para o público não especializado) – 3000 caracteres

A divulgação científica possui desafios cruciais (1) construir textos acessíveis e não peritos, que informem, aumentem conhecimento social global e particular, provoquem reflexão, não contraditantes com os significados e os valores/métodos fundamentais da produção científica (2) estabelecer conexões comunicativas com um público não perito, sensibilizando-o para a potência do conhecimento científico e, simultaneamente, de sua condição singular de dúvida permanete e autocrítica, exigência de rigor e busca de aprimoramento constante, (3) ampliar o processo comunicativo, tornando a sociedade polo ativo desse processo e não apenas receptor, multiplicando os sujeitos de fala e as racionalidades funcionais em combinação e síntese dialógica. Considerando os temas axiais deste projeto (democracia, desenvolvimento e direitos) e as atividades-eixo (Fórum permanente de discussão; Oficinas Regionais de reflexão e atuação continuada; Acervo Digital – memórias da democracia, dos direitos e do desenvolvimento no Brasil), pretende-se:

1.       circulação interna de produtos intelectuais das atividades do Fórum (reuniões mensais/videoconferência, de discussão/produção de textos de pesquisa e de intervenção política) acumulados e aperfeiçoados para circulação pública na forma de policy papers, comunicações, artigos, capítulos, livros e coletâneas.

2.  construção de produtos de reflexão e ação por meio dos diálogos e agenda de trabalho das Oficinas regionais - rede que expande e integra saber acadêmico com o saber partico-social-vivido da sociedade civil – e que, partindo das discussões de problemas locais em diálogo com concepções teóricas, científicas e mundo prático permitirá uma vigorosa reelaboração conceitual, societal e política. Durante e após o momento das oficinas, as equipes de cada polo (pesquisadores e agentes/ativistas locais) formulará material de divulgação científica com partes constitutivas de sua reflexão (agenda de temas e problemas, diagnóstico, desafios, expectativas) e posteriormente os resultados gerados nas oficinas. Este material poderá (a critério e ajustado às decisões de cada polo) resultar em vídeo-aulas, textos, podcast, lives, etc, sempre associando os parâmetros da linguagem de divulgação científica (qualificada e inteligível para público não perito), publicizadas em repertórios digitais dos canais e redes sociais do CEDEC e do CICEF e serão armazenados no Acervo Digital.

3.   por meio de Acervo Digital, que disponibilizará entrevistas com pesquisadores de ciência política, direito, economia e áreas afins que tenham publicado pesquisas relevantes sobre as dinâmicas da política e da sociedade brasileira na última década, bem como todos os documentos gerados pelo Fórum e pelas Oficinas;

4.  realização, no 4º semestre de execução do projeto, de congresso nacional sobre os achados teóricos e científicos do Fórum Permanente, em formato híbrido e com transmissão nacional pelas redes sociais do CEDEC e do CICEF.

 

 

20.        Referências (conjunto padronizado de elementos descritivos, retirados de um documento, que permite sua identificação individual - NBR 6023:2002) – 4000 caracteres


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TRONTO, J. Caring democracy: markets, equality, and justice. Nova York, NYU Press, 2013. WILLIAMS, M. (Ed.), The End of the Developmental State? New York: Routledge. 2014.

 

21.         Capacitação da Equipe (descrever as competências, habilidades e atitudes da equipe para o desenvolvimento do projeto. Citar produção bibliográfica, técnica e/ou artística/cultural (máximo de cinco itens), que demonstrem a qualificação prévia no tema) – 2000 caracteres

 

Sobre o perfil da equipe, no âmbito acadêmico, destacamos: a) transdisciplinaridade: presença de pesquisadores de áreas diversas (economia, ciência política, história, sociologia, direito, filosofia, relações internacionais, comunicação, cinema), com produção reconhecida em pesquisas que contemplam, em maior ou menor grau, o diálogo estreito e interdependente entre economia, democracia, instituições, cultura e sociedade; b) competência: trata-se de equipe com caráter transgeracional, incluindo pesquisadores reconhecidos como referência de área e produção acadêmica relevante (sêniores), pesquisadores em etapa médio-superior de carreira, com experiência didática, extensionista, de gestão, com produção intelectual relevante e trajetória de orientação robusta, pesquisadores jovens, inseridos nas instituições universitárias nos últimos dez anos e a incorporação, posterior, de pesquisadores jovens (em formação, da graduação e pós- graduação) como bolsistas ou voluntários; c) a atitude já foi definida no processo de construção deste projeto: reflexiva, crítica e orientada pela responsabilidade social do conhecimento e


dialógica.

Sobre o perfil das parcerias com a sociedade, foram privilegiadas associações e entidades representativas das experiências práticas do tripé Democracia-direitos-desenvolvimento, em especial, aquelas que em diálogo anterior definiram os municípios de realização das Oficinas.

Sobre a demonstração de qualificação no tema: 49 pesquisadores nacionais, 22 IES e 16 parcerias da sociedade civil. Obs: por falta de espaço, o perfil dos coordenadores encontra-se no Anexo (sendo que os demais membros está apenas nomeados e o link do lattes pode ser localizados na plataforma).

 

22.       Infraestrutura Institucional para Execução do Projeto

 

 

23.       Colaborações e Parcerias Nacionais (descrever as parcerias e principais atuações da equipe no âmbito nacional, destaque aquelas estabelecidas especificamente para a execução deste projeto) – 2000 caracteres

 

Este projeto está organizado no formato de rede, articulada em uma constelação de focos de atuação

-    rede acadêmica de reflexão, diálogo horizontal e dialógico com experiências e conhecimento social e de gestão pública, produção de memória histórica (intelectual e prática) – sempre orientados pelos desafios de compreender e atuar (intelectualmente e praticamente) no tempo presente. Trata-se de conectar âmbitos, linguagens e conhecimentos diferentes no mesmo esforço de produção de um conhecimento e uma inteligência coletiva capazes de gerar alternativas de mudanças sociais, econômicas, políticas e culturais.

Consoante à essa modelagem do projeto associamos, de forma colaborativa, as seguintes redes/parcerias nacionais:

-    rede de pesquisadores de várias instituições, em variados momentos de carreira, inseridos em vários contextos nacionais (cinco regiões representadas) e pertencem à subáreas distintas (economia, ciência política, direito, sociologia, história, filosofia, comunicação, entre outros). Essa rede articula 49 pesquisadores signatários da proposta e tem como expectativa aglutinar ainda outros na execução das várias etapas do projeto (Oficinas e Fórum Permanente de Discussão).

-  associação de 17 grupos de Pesquisa do CNPq

-  rede de instituições acadêmicas, representativas de todas as regiões do país

-  rede de associações sociais e de vertente pública, representativas de todas as regiões do país;

-  associação com Acervo Digital CEDEC-Unicamp;

-       parceira envolvendo o Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento (CICEF) e o Centro de Estudos de Cultura Contemporânea (CEDEC), reconhecidas instituições no debate dos temas axiais da proposta.

 

24.          Colaborações e Parcerias Internacionais (descrever as parcerias e principais atuações da equipe no âmbito internacional, com destaque aquelas estabelecidas especif. para a execução deste projeto) – 2000

 

A reflexão e a ação no âmbito dos desafios da articulação Democracia-Direitos-Desenvolvimento está orientada, no espaço nacional, para uma interlocução permanente entre os temas, entre expertise acadêmica (em busca de renovação) e expertise e desafios sociais práticos. Nessa configuração as redes e parcerias internacionais presentes nesta proposta estão incorporadas no


âmbito reflexivo constituído pelo Fórum permanente de discussão sobre Democracia, Direitos e Desenvolvimento, de três maneiras: a) pela participação nos debates preliminares, realizados ao longo dos 3 primeiros semestres de execução do projeto, nas oficinas virtuais de trabalho reflexivo; o objetivo desta parceria é introduzir no debate a contribuição das agendas, repertórios e experiências de outros países (em especial latino-americanos) sobre os temas axiais; b) na participação em painel temático sobre o estado da arte da reflexão internacional (Sul Global) no I Seminário Democracia, Direitos e Desenvolvimento: balanço, obstáculos e expectativas a partir do Brasil; c; c) na transformação de reflexões individuais em trabalhos de discussão (nos Cadernos do CEDEC ou nos Textos para Discussão do CICEF), em artigos (individuais ou com outros membros da equipe) e artigo (para a coletânea final do evento). São parceiros já convidados e com aceite (embora não cadastrados na equipe pela exigência do Lattes – que é uma plataforma específica da comunidade acadêmica brasileira):

-  Eduardo Devés Valdez - Universidad de Santiago de Chile;

-  Horacio García Bossio - Pontifical Catholic University of Argentina UCA;

-  André Kozel UNSAM-CONICET, Argentina;

-  Vicente Gastón Mutti - Universidad Nacional de Rosario, Argentina;

-  Manuel Gonzalo - Universidade Nacional de Quilmes Argentina

-  Riccardo Pariboni - Università Degli Studi di Siena.

-  Alexis Cortés - Universidad Alberto Hurtado do Chile

-  Ana Rivoir – UDELAR

-    Mario Eduardo Galindo Soza. Economista y Politologo. Doctorado en Ciencias Economicas y Administrativas Univalke/Carlos III/Nacional La Plata; Doxtorado en Ciencia Pilituca y RRII UMSA; maestro em Ciencias Sociales New School for Social Research New York